Informações Adicionais de RH e Tipos de Serviços

NOSSA FILOSOFIA É TOTAL
COMPROMETIMENTO COM E PARA TODAS AS PESSOAS
E NOSSOS CLIENTES

O QUE SÃO SERVIÇOS DE RECURSOS HUMANOS?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação a alguns serviços/termos de Recursos Humanos e por vezes recebemos ligações ou e-mails referentes a estas questões. É importante ressaltar que estes são conceitos generalizados e amplos. seguem os termos e tipos de serviços mais comuns:

  • Agências de Emprego – São empresas que intermedeiam o contato entre companhias e profissionais de diversas áreas. Geralmente operam em um modelo massivo, que conta com o cadastro pessoal ou via internet do Curriculum Vitae de um profissional. Antigamente eram muito utilizadas para grandes contratações ou mesmo posições gerenciais (como para fábricas, serviços diversos – motoristas, trabalhadores de serviços gerais, mão-de-obra terceirizada, entre outros). Nos dias de hoje a atuação destas empresas se modificou um pouco e as Agências se modernizaram, porém conceitualmente grande parte opera com contratações em quantidade e não com serviços mais especializados. A taxa de Serviços dela é geralmente paga pela Empresa contratante e não pelas pessoas.
  • Agências de Classificados de Currículos e Empregos – Empresas que atuam na mídia Impressa ou Eletrônica geralmente funcionando como um canal de oferta e busca de possibilidades profissionais. Algumas cobram da pessoa física, outras da jurídica e algumas ofertam serviços para ambas as partes. Uma orientação importante ao se contratar este tipo de serviços (se você for o profissional em busca de uma oportunidade, especialmente) é tentar certificar-se da idoneidade da empresa e da seriedade da atuação.
  • Consultorias de Recursos Humanos – Empresas que se dedicam a prover serviços variados relacionados à RH e Gestão de Pessoas. Estes serviços podem variar desde apoios a testes de Contratação de profissionais, como avaliação interna de pessoal ou mesmo oferta de Testes (Psicológicos, Psicomotores, Técnicos Específicos, etc.), Sistemas Interativos ou construção de modelo específico de atendimento e suporte às diversas atividades de RH. Geralmente estas empresas estão estruturadas para atender os clientes de modo mais customizado e desempenham um papel importante para as Empresas que querem diversificar a forma de trabalhar com os funcionários atuais ou futuros.
  • Empresas de ‘Executive Search’ ou ‘Headhunting’ – Empresas que atendem às solicitações dos Clientes (pessoas jurídicas) e atuam buscando apresentar ao Cliente os melhores profissionais da área por eles solicitada. As empresas que atuam neste segmento variam de tamanho e podem atuar em um modelo mais massivo, com uma apresentação constante de profissionais às empresas-cliente ou de modo customizado, atendendo às solicitações de modo mais seletivo. Estas empresas não cobram pelos serviços das pessoas físicas, somente da jurídica.
  • Empresas de ‘Outplacement’ – Em diversos momentos da Economia ou mesmo particularmente de uma empresa é necessário o desligamento de profissionais. Existem empresas terceiras que proveem o serviço de Outplacement como forma de apoiar o profissional que está deixando a companhia. Há duas modalidades destas empresas, as que são pagas pelas próprias Organizações que estão reduzindo seus quadros ou empresas que atendem às pessoas físicas. Este é um trabalho muito delicado e importante ao passo em que lida com um momento de fragilidade do profissional. É claramente necessário buscar referências de trabalho que prezem pela idoneidade, qualidade de Serviços e respeito ao profissional já que o equilíbrio ajuda este tipo de organização a apoiar as pessoas de modo ético e singular.
  • Empresas de ‘Job Hunt’ ou representação de CV’s – Esta atividade ainda não existe no Brasil da mesma maneira que em outros mercados. Mas basicamente é o trabalho de empresas ou consultores que trabalham sigilosamente contatanto alguns headhunters our recrutadores nas organizações, apresentando seu résumé de modo sigiloso e oferecendo para fazer a ponte entre profissional e empresa quando houver interesse por parte da empresa. serviço pago pelo profissional.
  • Assessment – Esta é a atividade desenvolvida através de ferramentas que ajudam os profissionais a entenderem seus estágios e conhecimentos de determinadas características e competências, tanto técnicas e gerenciais, quanto comportamentais. funciona melhor quando atrelado à funções e serve também para promover uma melhoria na autopercepção e autoavaliação do profissional para estes tópicos estudados.
  • Coach e coaching – “treinador” e “em treinamento”. conceito ampla e erroneamento usado no mercado para designiar profissional e processo de desenvolvimento profissional amparado em metodologias diversas. para os recursos humanos este trabalho é válido quando as pessoas necessitam evoluir em suas funções e carreiras e precisam reconhecer, avaliar e transformar algumas características e competências para dar um próximo passo (promoções, mudanças de negócios, etc...). um bom processo de coach demora entre 6 a 8 meses e é um trabalho bem específico. Quem passa por este processo, é o “coachee”.
  • Mentor – um orientador de carreira. em algumas organizações existe um processo estruturado de mentoração, na qual existem conversas formais de uma pessoa mais senior ou com mais prática em determinado assunto ou competência que ajudará o profissional em seu desenvolvimento. pode ou não ser amparado com ferramentas de RH. Existe o mentor externo, que são pessoas que um profissional escolhe para ter este processo “informalmente” mas que por não ter um processo desenhado necessita de disciplina e dedicação de ambas as partes. geralmente, estas conversas acontecem a cada 4/5 meses. O maior benefício de ter um mentor é poder dividir casos de negócios, mas também situações pessoais em que uma opinião de alguém mais senior poderá trazer bons questionamentos (e caminhos) de carreira. quem possui um mentor é o “mentee”.

Uma orientação geral relevante para qualquer contratante de serviços de Recursos Humanos, tanto pessoas Físicas quanto Jurídicas: buscar a referência de serviços é importante, mas é imprescindível também verificar o tratamento dado às pessoas. Em geral se trata de uma área relativamente sensível e qualquer que seja a o escopo de atuação destas empresas a finalidade destes serviços é prover qualidade aos e para os Recursos Humanos.

FICOU INTERESSADO?